Juiz de Fora

terça-feira, 5 de março de 2013

O Panótico vê aqui e agora (309)



Hitchcock
(2012)

Hollywood, 1959. O diretor inglês Alfred Hitchcock estreia o seu filme Intriga Internacional, um grande sucesso com Cary Grant. O mestre de suspense completa sessenta anos de idade, já fez mais de quarenta filmes e um jornalista lhe pergunta se não seria hora de se aposentar, ainda no auge. Hitchcock percebe que precisaria fazer o filme, e se interessa por um livro sobre um serial killer gay e obcecado pela mãe, assassino de dez vítimas em Wisconsin, no final da segunda guerra. Hitchcock vai filmar Psicose.

Este filme é sobre a luta para filmar o seu maior sucesso. Hitchcock (o muito talentoso Anthony Hopkins) é mostrado como alcoólatra, com muitas manias, babando por suas atrizes e um pouco ingrato com sua esposa Alma Reville (Helen Mirren, excelente como sempre), roteirista de seus filmes e pilar de sua estabilidade. Paralelamente, o diretor lida com os chefões de Hollywood, que dificultam bastante a produção de Psicose.

Hollywood filmar Hollywood é sempre suspeito, não tenho como aquilatar se os entreveros narrados foram hiperdimensionados para dar ao público algo que prestar atenção. A análise psicológica das personagens e do tema do filme é palatável para o grande público. Não é um filme para cinéfilos. (E mais uma vez Scarlett Johanson foi contratada apenas para ser enfeite).

Um comentário:

  1. postamos sobre o mesmo filme no mesmo dia. eu gostei bastante. realmente pode ser um pouco lenda muito do q foi dito, mas q é fascinante saber um pouco é. beijos, pedrita

    ResponderExcluir