Juiz de Fora

domingo, 17 de março de 2013

O Panótico ouve aqui e agora (111)



Anvil Machine
(Anvil FX)



Anvil FX é o músico Paulo Beto e o dj Pedro Zopelar. As composições são de Paulo Beto, natural de Juiz de Fora e residente em São Paulo há mais de vinte anos. Com farto conhecimento de música eletrônica (se quer saber muito sobre música eletrônica recomendo o seu extinto blog : http://mundoestranhodepb.blogspot.com.br/), e muito talentoso, Anvil FX é uma de suas bandas. Anvil Machine é o terceiro trabalho de Paulo Beto como Anvil FX, acredito. 

Paulo Beto é grande conhecedor de sintetizadores, tem dezenas deles, muitos dos quais raros e analógicos. Possui farta discoteca sobre música eletrônica e correlatos, e é reconhecido pela imprensa e público especializado, particularmente em São Paulo. Profissionalmente atua no ramo publicitário (jingles, com premiações e workshops no Brasil, EUA, Alemanha e Espanha)




Até onde posso compreender deste cd, ele é basicamente uma síntese semi-pop de influências diversas: compositores primordiais de eletrônica, alguma coisa de rock alemão dos setenta, filmes B dos sessenta e setenta, Cabaret Voltaire, Kraftwerk. Várias faixas me lembram os precursores do technopop brasileiro, os santistas do Harry, mas não sei se o Anvil FX tem esta banda como referência. Há alguns vocais femininos que me pareceram datados e desnecessários. Há uma temática meio ficção científica ou filme de horror B subjacente, a julgar pelos títulos. E também o sintetizador Anvil Machine especialmente construído para a gravação, conforme li em reportagem local. Não assimilei o cd por completo, mas gostei bastante da faixa-título e da quarta, Shinemartys (que me lembrou Pink Floyd, Tangerine Dream e Mike Oldfield).

Vinil a R$60,00 e cd a R$20,00.

Um comentário: