Juiz de Fora

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Panótico viu aqui e agora (307)


Muito além do peso
(2012)




"Eu não resisto à Coca-Cola. Eu abro a felicidade". Fala de um garoto após saber que uma latinha deste refrigerante equivale à sete sachês de açúcar.




Este documentário deveria ser visto por cada pai e exibido em cada escola. Um terço das crianças brasileiras está com sobrepeso. O impressionante e muito triste é saber de crianças com hipertensão, diabetes II e outras doenças graves relacionadas ao excesso de alimentos sintéticos, em particular os que contém partes cavalares de açúcar, gordura e sal.

Nunca vi um documentário sobre alimentação denunciar as empresas com tanta honestidade. Aqui os grande vilões são o McDonald's e a Coca-Cola, mas praticamente tudo o que é vendido nos supermercados é prejudicial à saúde.

Também gostei de que entre os vilões apontados estarem incluídos a televisão, - a babá eletrônica que substitui os pais -, a publicidade, os currículos escolares que não incluem educação alimentar e, ainda que atenuadamente, os próprios pais, que dizem resistir o quanto podem aos apelos insistente dos filhos por sanduíches e outras porcarias, mas revelam um certo orgulho em exibir os pequenos com doenças precoces, como é possível as pessoas glamurizarem doenças? Sem falar naqueles que acham lindo os seus risonhos filhos obesos, bons para exibi-los aos parentes e conhecidos.




Para download oficial e gratuito:

http://www.muitoalemdopeso.com.br/

Ou, então, assista aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário