Juiz de Fora

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Discoteca Básica (60)

Olias of Sunhillow
(Jon Anderson, 1976)








Após a saída de Rick Wakeman do Yes, insatisfeito com o álbum duplo Tales from Topographic Oceans, todos os demais integrantes da banda (Jon Anderson, Steve Howe, Chris Squire e Alan White) foram fazer os seus discos solos. Pairava no ar uma crítica de que o vocalista Jon Anderson apenas aproveitava-se do privilégio de sua voz incomum. Jon Anderson, então, com ajuda do tecladista grego Vangelis, escreveu e produziu esta obra-prima, tocando diversos instrumentos.




Olias é um dos líderes de um povo que precisa mudar de lar. Ele pilota o Moorglade, por meio de música. Nesta obra o universo meio místico, meio paz e amor de Jon Anderson encontrou a sua melhor expressão.



Olias parece-me ser o melhor álbum solo dos integrantes do Yes, seguido de pertinho por Fish out of Water, de Chris Squire. Jon Anderson pretende gravar uma continuação. Eu espero que ele não o faça.



Ouvi-o no final de 1981, em vinil nacional, com capa dupla com os encartes completos. No final da década de oitenta adquiri o vinil importado,com melhor gravação e qualidade gráfica. O cd somente é encontrado em versão japonesa, salvo melhor informação, há uns vinte anos. Comprei o meu há uns cinco anos atrás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário