Juiz de Fora

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Reze para o diabo voltar ao inferno (425)


Reze para o diabo voltar ao inferno
(2008)



Libéria 1989-2005. Charles Taylor é um político e economista liberiano que após estudar nos EUA voltou ao ser país natal para roubar (1980-86), iniciar uma guerra civil (1989-97), governar como tirano (1997-2003) e está preso desde 2012 por milhares de crimes. Este filme trata da união de mulheres cristãs e muçulmanas pelo fim da guerra civil na Libéria (2003)




Na década de noventa eu tinha certeza absoluta que a África era um continente sem esperança. E não engolia a explicação simplista de que todos os problemas africanos eram resultado direto do imperialismo. A pobreza e a guerra civil do continente africano não tem explicação satisfatória sem levar em conta os interesses partidários, os conflitos étnicos e culturais.

Eu tinha noção sobre o contexto de Libéria e Serra Leoa por força dos filmes O senhor das armas e Diamantes de Sangue. Nunca tinha ouvido falar deste grupo de mulheres que soube encurralar tanto governo como oposição,ambos uns facínoras interessados em dinheiro, poder e violência extrema. De certa maneira elas foram precursoras da Primavera Árabe.

Excelente documentário, muito realista e sem apegar para a pregação gramsciana típica de documentários de esquerda.

No Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário