Juiz de Fora

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

No calor da noite (424)


No calor da noite
(1967)




Mississipi, 1967. Um empresário é encontrado morto em uma pequena cidade (a fictícia "Sparta") por um policial. Este sai à procura do suposto assassino e prende Virgil Tubbs (Sidney Poitier) enquanto aguardava um trem para Memphis. Tubbs sofre racismo da parte do chefe de polícia Gillespie (Rod Steiger) mesmo após se identificar como policial de Filadélfia. O seu chefe no norte pede para que colabore na solução do homicídio, mas ninguém o quer na cidade, com exceção da viúva que condiciona somente continuar com os investimentos do falecido marido na cidade somente se Tubbs for admitido na investigação.

Este premiadíssimo filme é muito bom. Não só a investigação em si é muito intrigante, como a caracterização das posturas e mentes racistas do sul, sem apelar para caracaturas em momento algum ou idealizações gramscianas e politicamente corretas.

No Netflix.

3 comentários:

  1. eu vi em dvd. é incrível como á atual. comentei aqui. http://mataharie007.blogspot.com.br/2009/06/no-calor-da-noite.html beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. É um dos melhores dramas policiais sobre racismo, muito valorizado pelas grandes interpretações de Sidney Poitier, Rod Steiger e do policial vivido por Warren Oates.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Hugo, também gostei muito do Rod Steiger.

    ResponderExcluir