Juiz de Fora

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diretor desperdiça livro de Saramago (368)


The enemy
(2014)


Adam Bell (Jake Gyllenhaal) é um professor estadunidense que leciona História em uma universidade de Toronto. Entediado, ou até mesmo deprimido, assiste um filme banal no qual atua um sósia seu, Dennis St. Claire. Dennis (Gyllenhaal) faz o tipo ator-canastra-sexy-confiante-playboy-triunfante ao passo que o professor parece ter medo da própria sombra. O docente vai atrás do ator, que a princípio o repudia com veemência. Mas passam a trocar de identidades.


Baseado em O homem duplicado, de José Saramago (2002), este filme é curto demais e pouco explora o que me parecia um tema - ou dois - muito bons: a identidade de cada um e a possibilidade da busca da felicidade na pele de outra pessoa. Soma-se a isto o fato de que a ótima atriz Mélanie Laurent não recebe um papel à altura de sua competência, aqui ela pouco mais faz do que exibir o corpo, como namorada de Adam

Fiquei curioso para ler o livro de Saramago, mesmo sabendo que todos os seus livros são enfadonhos (eu li uns oito), por pelo menos duas razões, a inclusão de diálogos no corpo do texto, entre vírgulas, em parágrafos de várias páginas, e a sua lamúria oh-por-que-não-são-todos-comunistas-como-eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário