Juiz de Fora

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caricatura americana dos franceses por um francês (367)


A família
(2013)

Normandia, na atualidade. Um mafioso (Robert de Niro), sua mulher (Michelle Pfeiffer) e filhos mudam para o norte da França como parte do programa de testemunhas, após a delação contra os seus comparsas. Mas todos têm o hábito de resolver os aborrecimentos na base da porrada.

Eu sempre me perguntei porque os estadunidenses se sentem tão inferiores aos franceses. Será por causa da moda? da gastronomia? da língua charmosa? de Paris? Aqui eles tentam fazer exatamente o oposto: os franceses são tratados como feiosos, burros, caipiras, tapados, burocráticos, presunçosos, com serviços inoperantes e atrasados tecnologicamente. Tudo no filme como antítese do que a França é.

O filme é uma grande bobagem, e ao final descubro que foi dirigido por um francês, o péssimo Luc Besson, que já fez dezenas de filmes e nenhum relevante. Ora, vá... E eu me pergunto, por que o milionário Robert de Niro entra numa fria dessas?

Um comentário:

  1. eu nunca fui afim de ver esse filme, pelo jeito eu estava certa. só o pôster já arrepia, mesmo tendo atores que gosto. q pena q perdeu o seu tempo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir