Juiz de Fora

domingo, 20 de abril de 2014

Traffic (364)



Traffic
(2000)


Um policial mexicano honesto (Benicio del Toro), um juiz que quer combater o narcotráfico mexicano simultaneamente em que se depara com a própria filha adolescente se afundando nas drogas (Michael Douglas) e uma dona-de-casa dondoca que é pega de surpresa quando o marido rico é preso por tráfico em San Diego (Catherine Zeta-Jones) são os personagens principais nesta trama interligada que lembra a globalização de Babel.


Dirigido por Steven Soderbergh (diretor de bons e tão diversos filmes como Sexo,mentiras e videotapes, Solaris, The Girlfriend experience, Behind the candelabra e o show do Yes da turnê 90215) este é o melhor filme sobre o tema que já vi. Do mesmo nível só mesmo a serie de tv The Wire, já resenhado aqui. Acho que tudo o que envolve o assunto foi analisado com profundidade: as diferenças entre o México pobre e os EUA ricos, as diferenças entre os EUA ricos e os EUA pobres, a política de combate às drogas como espetáculo, o hedonismo niilista dos jovens mimados, etc.

Eu queria ter assistido este filme anteriormente, mas o perdi nos cinemas, não o aluguei em locadoras - até então - e não o vi nos canais pagos.



Fiquei mais convicto que uma eficiente política contra as drogas, ou contra qualquer produto nocivo à saúde, passa em primeiro lugar pela prevenção e pelo não-consumo. A repressão é pouca eficaz e gera novos esquemas de corrupção.

Um comentário:

  1. sempre pensei em ver esse filme, quem sabe em algum momento. beijos, pedrita

    ResponderExcluir