Juiz de Fora

domingo, 13 de abril de 2014

Os incompreendidos (363)



Os incompreendidos
(1959)


Paris, 1959. Antoine Doinel é um adolescente que apresenta pequenos problemas de disciplina na escola masculina. O seu professor de francês é duro com ele, e sua mãe, uma funcionária de escritório, dá-lhe pouco amor e carinho e o trata como se o garoto fosse um fardo. O seu padrasto é mais atencioso, mas faz um tipo perdedor. Antoine mata aulas em uma ocasião e vê a sua mãe beijando um amante na rua.



Este é o quarto filme de François Truffaut (1932-84), diretor que dispensa maiores comentários. Com conteúdo autobiográfico (Truffaut não conheceu o pai, foi rejeitado pela mãe, criado pela avó e mau aluno durante m período da vida), trata do abandono na adolescência e da forma como os menores buscam atenção e compreensão dos adultos. Gostei das locações em Paris e do humor inteligente do filme. Como muitos filmes dos anos cinquenta, a emoção é meio cru e não há a exploração a fundo dos temas sociais. Consegui sentir pena do protagonista e ficou claro para mim a desproporção das sanções em relação aos pequenos delitos praticados pelos garotos.

Assisti este relançamento no festival Varilux de cinema francês, em um cine no centro de Juiz de Fora. Embora o cinema francês atual não me empolgue, fico chateado por este festival não ser mais exibido no shopping perto de casa. Ir ao centro para ver filme é desestimulante.


2 comentários:

  1. esse filme é maravilhoso. vi em 2011. aqui temos o mesmo problema, um único bairro para os filmes fora do circuitão. em uma cidade como são paulo é igualmente desestimulante. e juiz de fora é grande tb. eu falei desse filme aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2011/12/os-incompreendidos.html beijos, pedrita

    ResponderExcluir