Juiz de Fora

terça-feira, 22 de abril de 2014

Mais um filme argentino de valor. (365)


O segredo de seus olhos
(2009)


Buenos Aires, 1999. Benjamín Espósito (Ricardo Darín, o Antonio Fagundes argentino) é um policial civil aposentado que decide escrever um romance sobre um caso insolúvel de um quartel atrás: uma jovem dona-de-casa é estuprada e morta, um chefão corrupto incrimina dois pés-coitados e o nosso protagonista decide enfrentar a burocracia e instâncias superiores para prender o verdadeiro culpado. Espósito é apaixonado por sua chefe, uma futura promotora de família rica e influente. Simultaneamente, se compromete ao viúvo da vítima identificar e prender o estuprador, contando apenas com a ajuda de um subalterno alcoólatra.


Baseado em obra literária, o filme tem a típica trama noir que é sucesso garantido: o paladino falível, mas ético, um amor quase impossível, reflexões soturnas sobre o significado da vida, políticos e policiais corruptos, a fronteira cinzenta entre o Bem e o Mal, reviravoltas, pistas falsas, etc. É uma fórmula? Sem dúvida.


Mais uma vez eu penso que o cinema brasileiro deveria deixar de ser pretensioso, gramsciano, populista, petista, etc., e tentar fazer algo básico mas que justifica o gasto público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário