Juiz de Fora

domingo, 16 de março de 2014

Irmãos Coen sabem transformar um tema aborrecido em grande roteiro (361)


Inside Llewyn Davis
(2013)


Nova York, 1961. Llewyn Davis (Oscar Isaac) é um manezão cantor de (irch!) folk. Com uma eterna expressão de vítima o homem só faz cagadas. Dorme de favor implorado a quem aparece, não tem um tostão e é desatento. Os empresários do ramo e seus conhecidos o consideram um perdedor.

E o Justin Timberlake cantando um folkzinho?! 


Eu comecei a ver este filme com um pé atrás porque detesto folk (britânico, estadunidense, de onde for). E detesto aquela postura do tipo: "Ei, eu sou um artista, não me obriguem a trabalhar, eu sou sensível!". Mas este é um filme dos irmãos Coen que, ao contrário dos cineastas brasileiros, conseguem tirar leite de pedra (os compatriotas não tiram leite nem de vaca do Valhala), os caras sabem contar uma história. Achei demais também a cantorinha toda ternura, ex-namorada de Llewyn, que é uma megera histérica total, bem anti-folk.


E o final tem uma "aparição" de um futuro astro que é chave para entender o toupeira Llewyn Davis.

2 comentários:

  1. assisti frango com ameixas, fui lá comentar no seu post e comentei no meu blog. tb não gostei tanto qt persépolis. beijos, pedrita

    ResponderExcluir