Juiz de Fora

terça-feira, 4 de março de 2014

Clube de compras Dallas (358)




Clube de compras Dallas
(2013)



Dallas, 1985. Ron Woodroof (Mathew McConaughey) é um eletricista bronco, beberrão, jogador, mulherengo e usuário de cocaína. Passa mal, é hospitalizado e lá é notificado de que está com Aids e sua expectativa de vida é de apenas trinta dias. Acreditando se tratar de um erro, o protagonista mantém o mesmo estilo de vida, seu estado piora, aceita o fato de que está com Aids e quer se submeter aos primeiros testes com AZT. Indeferido o seu pedido, passa a adquiri-lo de um auxiliar de serviços que os furta em um hospital.

Descoberto o seu esquema, vai até o México tratar com um médico estadunidense que perdeu a sua licença médica. O profissional critica o emprego de AZT e estabelece uma receita alternativa que surte efeito em Woodroof. Woodroof decide traficar estes remédios para os Estados Unidos e forma um "clube" de aidéticos e outros pacientes terminais que passam a lhe pagar quatrocentos dólares mensais pelas drogas que necessitarem.

O filme estabelece desde o início a desconfiança de que os laboratórios farmacêuticos apenas estão interessados em lucrar com a miséria alheia, com a cumplicidade das agências governamentais e parte da classe médica. A personagem de McConaughey nos ganha aos poucos, pois ele sintetiza quase tudo que rejeitamos nos rednecks: burrice, grosseria, preconceitos, jequice, breguice, etc. Jared Leto está em seu melhor papelde sua carreira, creio eu,  como a travesti sócia de Woodroof. E Mathew McConaughey, vinte anos após as primeiras promessas, finalmente se torna um ator de primeira. Gostei bem do filme, excetuando um clichezinho da médica (Jennifer Garner) que se "importa" com os pacientes, a ponto de se apaixonar por um deles.

Um comentário:

  1. eu tenho vontade de ver, mas acho q vou esperar chegar na tv a cabo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir