Juiz de Fora

domingo, 19 de setembro de 2010

Discoteca Básica (57)

Definitely maybe
(Oasis, 1994)




Após o estouro do grunge eu fiquei com a impressão de que o rock caminharia inevitavelmente para um som sujo, posturas agressivas, palavrões e bizarrices. Rebeldia e inconformismo quase passaram a ser sinônimos de falta de educação e boçalidade.



Olhando sobre estes aspectos, o Oasis não destoa dos roqueiros do Novo Mundo. O cantor Liam Gallagher somente abria boca para falar impropérios. O seu irmão mais velho, o compositor e guitarrista Noel, embora um pouco mais comedido, volta e meia dava declarações típicas de um hooligan. Tudo isto movido à ostentação do vício em cocaína, e tendo como atenuante, mas não uma justificativa cabal, o fato de que o pai de ambos os abandonou, deixando a pobre esposa para criar, sozinha, três filhos pequenos. 

Mas Definitely Maybe já nasceu clássico, o cd é bom por completo. Rapidamente lançado no Brasil, eu o ouvia seguidas vezes, e as muitas faixas não me saíam da cabeça. Não é difícil fazer um bom disco pop: belas melodias, vocais e guitarras um pouco diferenciadas do habitual. No que pese eu tenha nutrido profunda antipatia pelo modo como eles celebravam a própria ignorância, o Oasis, cantando e tocando, fazia o que eu procuro em música: emoções. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário