Juiz de Fora

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Livros (36)





Tiro no coração
(Mikal Gilmore, 1995)



Encontrei este livro em uma banca de usados na avenida Rio Branco, no centro de Juiz de Fora, no final de 2000. Em perfeito estado, ainda não havia sido lido e com preço inferior à de uma revista comum. Editado pela Cia. das Letras, suas orelhas informavam que os crimes praticados por Gary Gilmore haviam sido os fatos responsáveis pelo retorno à pena de morte em algum estado dos EUA, durante a década de setenta. Fiquei impressionado como alguém poderia desencadear tal reação legislativa e jurídica. E também fiquei impressionado com o que li.

Uma questão muito importante é a das raízes da violência e da criminalidade. E outra que lhe é adjetiva é a punibilidade ao crime. Mikal Gilmore é jornalista, trabalhou na Rolling Stone, e foi o irmão caçula de Gary Gilmore, condenado à morte por dois homicídios à sangue-frio, sem que as vítimas tivessem feito qualquer coisa ao seu agressor. Matou-os simplesmente porque teve vontade.

A família Gilmore era uma coisa horrorosa. Um cenário de completo desequilíbrio e despreparo. O pai era um manezão, incapaz de tomar qualquer decisão sensata a respeito de sua vida profissional e de como sustentar a família, ou, principalmente, como educar os filhos. Vivia de pequenos golpes, mudando constantemente de cidade. Espancava com frequência os meninos Frank Jr., Gary e Gaylen, disto apenas escapando o caçula, autor da obra. A mãe, uma caipira sonhadora típica, meio que casou sem saber direito por que, e passou a ser amante do sobrinho trinta anos mais novo que durante uma certa época morou com a família, para desespero do pai que convive com a situação afundando-se no álcool. Os três filhos mais velhos reagiram à violência familiar entrando rapidamente para a criminalidade. Dos três, Gary era o mais ardente e um tanto sádico com suas vítimas, desde a adolescência. Presos em flagrante por diversos furtos de automóveis, o pai assim reage quando os policiais levam os delinquentes em custódia: "por que vocês não param de implicar com os meus filhos?!". Reação típica de pai irresponsável e auto-indulgente, as escolas e noticiários estão repletas de relatos semelhantes.


Gary Gilmore


Já foi para a tv, com o desconhecido Tommy Lee Jones no papel do assassino, baseado na obra de Norman Mailer, A canção do carrasco (exibido na Globo por volta de 1983).



Vítima? Eu desafio qualquer um a vê-lo desta forma, mesmo pelo olhar do irmão, após a leitura de Tiro no coração. A sua execução melhorou o mundo, fez diminuir a criminalidade ou as pessoas refletirem melhor na hora de colocarem (muitos) filhos no mundo sem ter qualquer vocação para educá-los? Duvido. Não deixe de lê-lo, tão bom quanto A sangue frio de Truman Capote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário