Juiz de Fora

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"As pessoas deveriam viver como pessoas, não como pacientes" (394-395)


Gordo, doente e quase morto
(2010)



Joe Cross é um australiano de Sydney, com quarenta e poucos anos. Após terminar o ensino médio decidiu não fazer faculdade e passou a trabalhar no mercado financeiro. Aos vinte e três anos montou a sua própria empresa e ficou rico. Passou a comer de forma avassaladora carne, refrigerantes e comida processada. Chegou aos cento e trinta quilos e desenvolveu uma doença rara em função da má alimentação. Sentia diversos sintomas da obesidade mórbida, tomava vários remédios com diversos efeitos colaterais e, alguns anos atrás criou coragem e deu um basta. Joe passou a se alimentar exclusivamente de sucos naturais de vegetais e frutas. Aqui ele conta a sua história e de outras pessoas.

Toda vez que assisto um documentário sobre vegetarianismo e comida saudável eu fico com a alma lavada e enxaguada. Os efeitos positivos sobre as pessoas documentadas são notórios. Joe é muito simpático e percorre os EUA perguntando e propondo às pessoas a sua dieta de sucos. Mas apenas sucos? Tão somente. Claro que há orientação médica e ele não está vendendo o elixir da eterna juventude. Achei interessante ele dar oportunidade às pessoas falarem sobre os seus hábitos alimentares. Falta de informação, paladar viciado, e preguiça predominam.

Este caminhoneiro pesava quase duzentos quilos antes da dieta de sucos.





Alimentação é importante
(2008)



Food matters é um documentário que tem alguns eixos: o prejuízo que representa a alimentação cozida comparativamente à alimentos crus, a importância das vitaminas, a indústria farmacêutica e o seu entrelaçamento com a medicina institucionalizada, a importância da alimentação para a prevenção de doenças degenerativas. Da mesma forma que Troque a faca pelo garfo, já resenhada aqui, o vínculo entre os interesses dos fabricantes de remédios, hospitais e em édicos em manter as pessoas permanentemente sem cura é analisado, mas em um nível mais claro e profundo. É um documentário que deveria ser visto por todo ser humano, principalmente quando estão gastando tubos de dinheiro com tratamento ineficaz para doenças como câncer.

Os dois documentários estão disponíveis no Netflix e no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário