Juiz de Fora

terça-feira, 21 de abril de 2015

O espião (408)


O espião
(2008)


Belfast, 1988. Martin McGartland é um irlandês católico que não encontra emprego e pratica pequenos furtos e falcatruas. Arisco, um amigo o quer recrutar para o IRA. Preso, um agente secreto inglês, "Fergus" (Ben Kingsley) o copta como informante. Martin inicialmente é mais um pilantra do que um militante, e gradativamente vai se horrorizando com a violência extrema do IRA.


Este filme foi levemente baseado na autobiografia do protagonista, e foi criticado por se distanciar demais dos fatos reais. Independentemente disto, é um filme muito bom, uma produção anglo-canadense que é bem crítica ao IRA e não é dócil aos ingleses. Eu apenas acreditei no IRA, um pouco, na adolescência, porque eu pensava que os católicos eram unanimidade ou maioria amplamente absoluta na Irlanda do Norte, é impressionante que a imprensa na época não esclarecesse o público sobre a maioria protestante e unionista naquela região.

Nunca tinha ouvido falar neste filme. No Netflix brasileiro.

2 comentários:

  1. Um dos pontos positivos é que a o roteiro se mostra imparcial, mostrando os erros dos dois lados, tanto das autoridades inglesas, quanto do IRA.

    Gostei do filme, foi uma boa surpresa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É isto aí, foi melhor do que eu esperava.

    ResponderExcluir