Juiz de Fora

domingo, 2 de agosto de 2015

O bom cinema sobre pessoas comuns (411)



Lunchbox
(2013)




Fernandes é um homem de meia-idade que está prestes a se aposentar após trinta e cinco anos trabalhando em uma firma de contabilidade em Mumbai (Índia). Viúvo, é hostil a qualquer contato social e trata com rispidez os vizinhos e um amável trainee de sua empresa que se esforça em agradá-lo. Ila é uma jovem esposa e mãe de uma garotinha, a sua vida consiste em fazer almoço para o seu jovem marido que aparentemente não lhe ama mais. 

Um serviço de entrega de marmitas (real e reconhecido em Mumbai) entrega a marmita de Ila para Fernandes, e a marmita do restaurante para o que deveria ser Fernandes é entregue ao marido de Ila. Como a marmita de Fernandes retorna vazia para casa Ila deduz que ela não foi entregue ao marido que tem o hábito de não comer boa parte do que ela envia. Conversando com o marido ela confirma o erro, e agradece por meio de carta a Fernandes por ter devolvido os vasilhames. A partir daí ambos começam a corresponder.

Que falta faz o bom e velho cinema sobre os dilemas das pessoas comuns, sobre a riqueza do cotidiano dos mortais, se eu tivesse a oportunidade de ver a filmes como este uma vez por semana reclamaria menos de morar no Brasil.

Ontem e hoje, no Telecine Cult.

Um comentário: