Juiz de Fora

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra.












 





 
 
Não sou versado na Questão Negra. Já li alguns livros e matérias sobre o tema, já vi filmes e documentários (inclusive oficiais) mas é um assunto que não consigo equacionar bem. Já mudei a minha opinião sobre a questão diversas vezes, principalmente sobre quotas e políticas afirmativas para os afroamericanos. É um tema obrigatório nas escolas, mas é um tema delicado e desagradável para os alunos. Não encontramos ainda um jeito de tratá-lo deixando os meninos confortáveis para refletir sobre.
 
Então eu resolvi homenagear a etnia negra desta forma. Não há aqui nenhuma hierarquia ou critério objetivo - estamos falando de pessoas, não de coisas. Fui escolhendo à medida que me recordei deles e delas. Não lembrei de centenas de pessoas fundamentais. Algumas, eu não as coloquei de propósito.

4 comentários:

  1. Prefiro não dialogar longamente sobre o assunto, pois concordo que o tema é muito complexo! Mas vamos homenagear a diversidade!

    ResponderExcluir
  2. me lembro ainda de milton gonçalves, carlos gomes, cruz e sousa, ruth de sousa, josé maurício nunes garcia, luiz ottavio faria, jefferson de.

    ResponderExcluir
  3. Alguns que você mencionou eu não sei quem são, Pedrita.

    Eu acrescentaria mais artistas, como Morgan Freeman, Denzell Washington, Spike Lee, Milona Davies (?), Samule Jackson, etc...

    E a lista dos maravilhosos músicos de jazz é colossal.

    Também não é pequena a lista de fascínoras ditadores africanos, infelizmente...

    Um abraço.

    ResponderExcluir